PF investiga elo entre farra do INSS e esquema de crédito consignado | aRede
PUBLICIDADE

PF investiga elo entre farra do INSS e esquema de crédito consignado

Entidades das fraudes nos descontos do INSS fizeram pagamentos a empresas que operam crédito consignado e ganham sobre cada filiado novo

Investigação segue sendo realizada pel PF
Investigação segue sendo realizada pel PF -

Publicado por Lucas Ribeiro

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Quebras de sigilo bancário mostram que entidades envolvidas no esquema bilionário de fraude contra aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) fizeram pagamentos milionários a empresas que operam créditos consignados sob suspeita. As transações fizeram a Polícia Federal (PF) investigar a relação entre a farra dos descontos indevidos e os empréstimos feitos com segurados.

A prática seria uma forma de as entidades conseguirem filiar ainda mais aposentados para cobrar mensalidades associativas por meio de convênio com o INSS. Estima-se que mais de 6 milhões de segurados tenham sido filiados a associações e sindicatos, que arrecadaram R$ 6,3 bilhões com descontos desde 2019.

O escândalo do INSS foi revelado pelo Metrópoles em uma série de reportagens publicadas a partir de dezembro de 2023. Três meses depois, o portal mostrou que a arrecadação das entidades com descontos de mensalidade de aposentados havia disparado, chegando a R$ 2 bilhões em um ano, enquanto as associações respondiam a milhares de processos por fraude nas filiações de segurados.

As reportagens do Metrópoles levaram à abertura de inquérito pela PF e abasteceram as apurações da Controladoria-Geral da União (CGU). Ao todo, 38 matérias do portal foram citadas pela PF na representação que deu origem à Operação Sem Desconto, deflagrada no dia 23/4 e que culminou nas demissões do presidente do INSS, Alessandro Sfefanutto, e do ministro da Previdência, Carlos Lupi.

Confira a matéria completa no Metrópoles.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right